Men sana e corpore sano. Uma das expressões mais conhecidas no que se refere ao bem estar, pode resumir com muita propriedade os efeitos que a dança de salão traz para seus praticantes. E além de todos os benefícios físicos e mentais que a atividade contempla, a dança traz consigo um dos mais importantes alimentos para o ser humano: convivência social. Conhecer gente nova e ter a possibilidade de aumentar o ciclo de relacionamentos é um dos maiores ganhos para aqueles que optam pela dança como atividade.
Porém, cabe lembrar que, para que toda a convivência social seja plenamente positiva, algumas regrinhas devem ser seguidas. Mais ou menos como "desligue o telefone celular no cinema" ou "não fure a fila do banco".
Na dança de salão as pessoas ficam muito próximas, o contato é muito direto. Nas aulas, normalmente, os casais se revezem de maneira que todos dançam com todos, promovendo uma interrelação absoluta entre todos os frequentadores de uma mesma turma.
Portanto... fique atento a algumas dicas e não perca nenhuma oportunidade de se divertir e de se cuidar:
- Ponha-se confortável. Na hora de dançar, não é nada agradável ter que ficar puxando a blusa para baixo, arrumando a calça, amarrando o cadarço dos sapatos. Uma roupa confortável faz com que você se sinta mais confortável consigo mesmo!
- Opte por um sapato adequado. Os sapatos com solado de couro, por exemplo, deslizam mais, contribuindo para a fluidez da dança. O ideal é ter um sapato adequado e feito para dançar, como existe em muitas lojas de artigos especializados. Mas se o investimento não estiver previsto no orçamento, não tem problema. Só evite os calçados com solado de borracha. Afinal, girar sobre um pneu não é a coisa mais fácil do mundo. Ou é?
- Higienize-se! Claro que nem sempre dá tempo de passar em casa e tomar um belo banho antes de ir para a aula. Por mais higiênicos que sejamos, a correria do dia a dia e o nervosismo diante de algumas atividades podem gerar odores já conhecidos. Nesse caso, carregue com você uma necessaire com kit básico: um desodorante, um perfuminho, e, principalmente, escova e pasta de dentes. Sim... isso é importante. Lembre-se que você pode ficar cara a cara com alguém que não tem o menor interesse em saber se você comeu bife acebolado ao meio dia.
- Atividade física faz suar. Ainda bem, pois o suor significa que nosso corpo está trabalhando para manter a temperatura corporal em ordem. Mas suor demais não é bom. Na dança, a firmeza das mãos é importante para a condução do cavalheiro e mãos suadas podem ficar escorregadias, atrapalhando o aprendizado. Além do mais, alguns ritmos são dançados de rostinho colado. Mas colado por que as pessoas querem, não porque o suor funciona como grude. Portanto, coloque uma toalha no kit básico da dança caso você sue demais!
E aproveite! Seguindo esses passos e mais os passos que são ensinados em aula, a única regra que resta é se divertir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário