domingo, 10 de maio de 2009

600 calorias em 40 minutos???

Mais um daqueles textos que confirmam o que a gente já sabe: dançar é bom demais!!!!!

Dançar também é um esporte
Fonte: http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=841
Autoria: Sônia Leffa - Jornalista (MTB 11.424)

A dança de salão não tem idade para ser praticada e vem ganhando cada vez mais espaço entre o público jovem. Sem contra-indicações, é uma atividade física e tanto para quem quer manter a forma e gastar várias calorias de uma vez só, pois 40 minutos de exercício queimam, em média, 600 calorias.

Os benefícios da dança de salão, como uma atividade física, são bem conhecidos: flexibilidade, melhora do condicionamento aeróbio, aprimoramento da coordenação motora, perda de peso, desenvolve a musculatura corporal de forma integrada e natural, aperfeiçoa a noção de ritmo e percepção espacial, promove a melhora de algumas doenças, permite uma melhora na auto-estima e quebra de diversos bloqueios psicológicos, como a timidez, a depressão, entre outros, possibilita convívio e aumento do rol de relações sociais. Torna-se uma excelente opção de lazer.

Além de todos esses benefícios, a prática da dança ainda ajuda na prevenção de doenças articulares como artroses e artrites, isso sem contar problemas circulatórios. Como em qualquer atividade física os movimentos ativam a circulação sanguínea, principalmente das pernas, além de proporcionar uma melhora em problemas de postura.

Mais do que trabalhar o corpo, a dança de salão vai além. Envolve corpo e mente, fazendo com que ambos atuem de forma terapêutica um sobre o outro. O simples fato de mexer o corpo já é um exercício, ainda que de baixa ou alta intensidade e independente do ritmo, pois é sabido que todo exercício produz endorfina, serotonina e adrenalina, responsáveis pela sensação de bem estar, disposição e felicidade. A dança é uma ótima forma de extravasar energia, descontrair e animar. E não há forma melhor para interagir do que um par, como na dança de salão. Tanto que o exercício já vem sendo recomendado até por psicólogos e psiquiatras como uma ótima maneira de ‘quebrar’ bloqueios psicológicos como a timidez, falta de auto-estima, depressão, entre outros, dando uma melhor qualidade de vida ao indivíduo.

Em geral, a maior procura pela modalidade vem de pessoas que se sentem sozinhas. Esse é um dos grandes trunfos da dança de salão: ela afasta a solidão. Aos poucos, o domínio da dança vai se tornando uma ferramenta de aproximação entre as pessoas, seja nas aulas, seja nos bailes.


Agora é só sair dançando! Tá esperando o quê? São 600 calorias!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário