sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Dança de Salão, mais saúde física e mental

Lendo a dança a gente também aprende. E muito! Abaixo, mais um artigo sobre a dança e seus benefícios. Publicado no site www.dancasdesalao.com.br

Boa leitura!


Dança de Salão, mais saúde física e mental
Por agorams

A dança de salão virou febre no Brasil. A cada dia é maior o número de escolas de dança e adeptos a essa arte. No passado, aprender a dançar juntinho, não estava ao alcance de todos. Por muitos anos, os cursos de dança de salão custavam caro, muitas pessoas tinham a impressão de que era uma arte para a elite. Mas, hoje, a dança de salão está em todas as partes, nos programas de TV, novelas, escolas, empresas e em muitas academias de ginástica que adotaram a dança como uma aliada à saúde e bem-estar do homem.
Na capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, a dança de salão nos últimos 5 anos, cresceu demasiadamente. Várias academias e escolas agora oferecem a arte. As aulas são baratas e proporcionam além de prazer, saúde aos alunos, estimulando a prática de exercícios físicos de forma contagiante e até lúdica.

Segundo especialistas no assunto, a dança de salão auxilia na prevenção da osteoporose por que aumenta a capacidade de fixação de cálcio nos ossos e arruma a postura corporal; melhora a circulação sanguínea, mantendo a pele irrigada, evitando dessa forma o envelhecimento precoce; estimula a memória por meio da fixação dos passos; também amplia a absorção de oxigênio, devido ao controle respiratório que é exigido; adia a degradação muscular e diminui o acúmulo de gordura no corpo, ou seja, contribui para o emagrecimento. “Quando dançamos colocamos a vida em equilíbrio. É uma forma de nos mantermos sempre jovem com ossos fortes e articulações lubrificadas, além de que, nas aulas temos a oportunidade de conhecer novas pessoas e elevar a auto-estima”. Diz o bailarino Ivan Souza, referência em dança de salão no estado.

Para uns, a dança de salão funciona também como terapia, pode até ser um antidepressivo de acordo com psicólogos. Entre um passo e outro, os alunos vão perdendo aos poucos a timidez, além de que começam a se sentir mais bonito. A música ajuda, envolve o corpo e a mente, melhora a qualidade de vida. Pra quem tem o objetivo de ter mais saúde, de aprender a se soltar nas pistas e também ser mais feliz, a dança de salão é um prato cheio. “A dança ajuda a perder a timidez no momento de se relacionar com outras pessoas, enfrentando o medo e aceitando desafios. Cada passo, cada dança é um desafio a encarar estes sentimentos. A dança ensina os alunos a resgatar valores da sociedade”. Explica a bailarina e professora de dança, Daniele Barilli.
Os resultados pra quem procura a dança como terapia impressionam. “Geralmente o resultado vem rápido e as mudanças são inúmeras, em poucas semanas. Aprender a dançar é diversão garantida”. Diz Ivan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário